Verlingue Expert | Maio 2024

Como aumentar os seus negócios com uma apólice de Seguro de Crédito?

Partilhar

O setor Segurador em Portugal evidencia robustez e sólida reputação, oferecendo confiança e estabilidade na cobertura dos riscos inerentes à atividade económica, incluindo o Risco de Crédito.  Com efeito, o Seguro de Crédito atua perante os agentes económicos como moderador de perdas, assumindo um papel de limitação do risco, alavancando a confiança dos agentes económicos. Em síntese, trata-se de uma ferramenta de gestão de risco para as empresas, bastante vantajosa para a sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

Quando expectativas de negócio não se concretizam ou ficam aquém do planeado, aumentam as necessidades de tesouraria e, muitas vezes, de capitais próprios

O Seguro de Crédito constitui uma alternativa para a gestão do risco de crédito dos seus clientes minimizando perdas, aumentando a fluidez de tesouraria e potenciando a relação com os bancos financiadores.

Aidé Gonçalves

Diretora de Clientes – Crédito, Cauções e Factoring

Preocupações a ter

Proteger o seu negócio contra o risco de recebimento é essencial.

O atual contexto geopolítico — quer internacional, quer no mercado doméstico — poderá induzir o abrandamento da atividade económica, a par de uma forte aceleração das reclamações/sinistros.

Com efeito, enquanto a economia europeia evidencia um fraco crescimento, perto dos 0,4%, os analistas antecipam o crescimento das insolvências para patamares de 20% em 2024 e 10% em 2025. Ainda segundo os mesmos, após duas recuperações graduais em 2022 (+1%) e 2023 (+7%), as insolvências globais deverão acelerar novamente em 2024 (+9%), antes de estabilizarem em 2025 (10%) em níveis elevados.

Estas perspetivas suportam o aumento da procura, no mercado de Seguro de Crédito, de uma cobertura abrangente contra riscos de não pagamento, incluindo insolvência e convulsões políticas.

A nossa solução

O Seguro de Crédito é um produto desenhado à medida de cada empresa, suportado na análise do volume de negócio, na atividade da empresa, no número de Clientes a cobrir, no risco e nas condições de pagamento dos Clientes.

O Seguro de Caução é uma apólice fechada que concorre com as garantias bancárias. Pode ter vigência aberta ou fechada. Sendo aberta, a garantia tem de ser anulada pelo beneficiário. Ao contrário, se for fechada, não precisará de ser anulada, porque é temporária.

Estes dois produtos, completamente distintos, podem Proteger o Futuro da sua atividade com a ajuda dos nossos especialistas.

O Seguro de Crédito

O Seguro de Crédito é uma apólice anual contratada para cobrir o risco iminente de uma perda por parte do Segurado, estando esse risco coberto por uma Seguradora. Neste caso, se o seu Cliente ficar insolvente, a Seguradora indemniza na proporção da dívida declarada, que poderá variar entre 80% a 95% do valor da mesma. Como decorre do seu âmbito, a apólice de Seguro de Crédito não cobre particulares, somente empresas.

Acompanhamos a inovação do mercado de Seguro de Crédito, nomeadamente o crescimento do comércio eletrónico, oferecendo soluções digitais que permitem subscrever o risco para todo o Mundo.

Complementamos a nossa consultadoria com formação especializada aos nossos Clientes, de acordo com as necessidades e características dos mercados onde operam.

FACTS & FIGURES
Quando é que foram emitidas as primeiras apólices de Seguro de Crédito?
Alegadamente, só em 1830 é que foram emitidas as primeiras apólices de Seguro de Crédito e, em 1971, é que foi reconhecido pelo universo Segurador. O Seguro de Crédito encontra-se regulado no Decreto-Lei n.º 169/81, de 20 de junho, que constitui o suporte institucional necessário para a implementação deste tipo de Seguro.

Sendo este um produto feito à medida para cada empresa, na Verlingue procuramos otimizar as coberturas que melhor se adequam às necessidades dos nossos Clientes de modo a proteger a sua rentabilidade, potenciando o crescimento do volume de negócios num quadro de gestão de risco de crédito.

A apólice de Seguro de Crédito contribui, efetivamente, para a gestão dos atuais Clientes a par da aquisição de novos Clientes, garantindo-lhes as melhores condições de crédito e posicionando-os de forma mais competitiva no mercado.

Se a sua intenção é crescer nos mercados internacionais, a nossa equipa especializada na prevenção e recuperação de créditos garante-lhe a informação necessária para poder oferecer condições mais competitivas no exterior.

Quem necessita de Seguro de Crédito?

  • Empresas que tenham tido situações de incumprimento no passado.
  • Empresas cujos Clientes estejam em setores ou mercados de elevado risco.
  • Empresas à procura de novas oportunidades de negócio, tanto de novos Clientes como de novos mercados, podendo obter mais informações.
  • Empresas que fazem controlo de crédito, mas precisam de ir mais além e segurar a tesouraria em caso de falha atempada dos seus pagamentos.
  • Empresas que queiram minimizar os custos de gestão e recuperação de crédito e contar com um parceiro fidedigno para análises de risco dos seus Clientes ou para aceder a factoring.

O Seguro de Caução

O Seguro de Caução apoia e protege as obrigações contratuais que assumiu com um Cliente, Fornecedor ou Parceiro. Tem como objetivo garantir o bom cumprimento de obrigações contratuais assumidas por uma Empresa (Tomador de Seguro) perante o beneficiário da caução (Segurado). Em caso de incumprimento ou insolvência do Tomador, até ao valor limite da caução (normalmente, 5% do valor da empreitada), o beneficiário está protegido.

FACTS & FIGURES
Qual a diferença entre Tomador de Seguro, Segurado e beneficiário?
Tomador de Seguro é quem paga o prémio da apólice, sendo obrigado à apresentação da caução. O Segurado é também o beneficiário do risco coberto e quem exige a referida caução.

A nossa experiência no setor, combinada com o nosso conhecimento do mercado doméstico e internacional, permite-nos rapidez na decisão de plafonds e de propostas de coberturas. Contribuindo para aumentar a capacidade de financiamento dos nossos clientes, não só pela redução do risco do seu negócio, mas também pela diversificação das entidades garantes e pela libertação de plafonds nos bancos.

Quais as garantias prestadas por instituições financeiras/Banca?

  • Empreitadas e fornecimentos — Cumprimento, exato e pontual, dos contratos de empreitadas, obras ou fornecimentos;
  • Aduaneiras — Cumprimento de quaisquer imposições aduaneiras assumidas perante as alfândegas;
  • Diversos — Cumprimento de outras obrigações assumidas perante terceiros;
  • Pagamentos — Cumprimento das obrigações assumidas com base em contrato (desde pagamento, prestação de serviços ou entrega de bens).

Quem necessita de Seguro Caução? 

  • Empresas que tenham de prestar garantias para empreitadas/fornecimentos ou outros que podem ser prestadas a entidades públicas ou privadas.
  • Empresas que necessitem de prestar garantias exigidas pelas alfândegas no âmbito da sua atividade (importação/exportação).
  • Empresas que tenham de prestar garantias financeiras de bom pagamento ou de bom cumprimento das obrigações de prestação de serviços, ou entrega de bens.
  • Diversos como cauções para sorteios, cauções para exercício de atividade ou cauções decorrentes de Regulamentação Comunitária.

 

Conclusão

A apólice de Seguro de Crédito potência o crescimento do negócio e a diversificação de mercados. Com a subscrição de uma apólice de Seguro de Crédito o Tomador poderá solicitar à Seguradora contratada a análise de novos Clientes, novos mercados e, assim, cobrir o seu risco quando atribuído plafond para os mesmos. Ajuda na gestão diária do seu negócio e permite crescer as suas vendas com a mitigação do risco. Conhecer melhor os seus Clientes atuais e potenciais permite prevenir perdas e antecipar surpresas. As contas a receber estão protegidas e o seu fluxo de caixa e rentabilidade em segurança. A solidez do negócio será valorizada pelos bancos, auditores e investidores.

Ao mitigar o risco de incumprimento no pagamento das suas vendas a crédito, cobre o seu maior ativo que é a faturação, mantendo a tesouraria e a rentabilidade. Contribui para aumentar o capital disponível (por vezes a melhores taxas) face à segurança de conversão das suas vendas a crédito em ativos realizáveis.

Com o apoio da nossa equipa, pode tornar tudo isto possível, graças à nossa solidez financeira e credibilidade no mercado.

Alguns dos nossos clientes

Em 2023, enquanto o mercado de Seguros de Crédito cresceu 8,03%, a Verlingue cresceu cerca de 8,6%. Isto acontece, porque os nossos Clientes reconhecem a importância desta apólice na gestão da sua atividade e confiam na nossa equipa.

Com o apoio da nossa equipa, pode tornar tudo isto possível, graças à aceitação generalizada em resultado da nossa solidez financeira e credibilidade no mercado.

Contacte os nossos especialistas

Aidé Gonçalves

Diretora de Clientes – Crédito, Cauções e Factoring

aide.goncalves@verlingue.pt
22 002 7743

Joana Rodrigues

Gestora de Clientes

joana.rodrigues@verlingue.pt
22 002 7746