Verlingue Expert | Outubro 2025

Seguro de Caução como instrumento de confiança na Construção

Partilhar

Quando um Construtor se propõe a executar uma obra assume um leque de responsabilidades junto de várias entidades sejam elas públicas ou privadas.

A melhor forma de acomodar essas responsabilidades ajusta-se, normalmente, com a prestação de uma garantia que afiance os compromissos que vai assumir. Uma das modalidades que tem para o fazer é através do Seguro de Caução.

O Seguro de Caução é uma garantia do cumprimento de obrigações contratuais entre duas partes, onde uma das partes (o tomador do seguro, que neste caso é o Construtor) assegura à outra parte – através da Seguradora – ao beneficiário (entidade pública, ou privada) que cumprirá com certos termos acordados no contrato.

FACTS & FIGURES
O que é um Seguro de Caução?
O Seguro de Caução é uma modalidade de garantia em forte expansão em Portugal. Rege-se pelo Decreto-Lei nº 183/88, de 24 de Maio e apresenta-se como uma garantia sólida e concorrencial à Garantia Bancária, instrumento que normalmente é utilizado pelos Construtores.

Em 2023, cerca de 1.900 empresas recorreram a Seguros de Caução tendo sido emitidos 921 milhões de euros de compromissos garantidos gerando 7,8 milhões de euros em prémios, valores que por certo crescerão face às oportunidades de negócio advindas da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Orlando Coutinho

Que modalidades de Caução são mais usadas na Construção?

Garantias Provisórias (Bid Bond)

Quando um Construtor se submete a um concurso público, poderá estar estabelecido a apresentação, juntamente com sua oferta, de uma Garantia de Licitação que afiance que, caso seja vencedor, assinará o respetivo contrato e mantém as condições da proposta.

A validade desta garantia concursal ocorre até à adjudicação do contrato, para os Empreiteiros que não tenham sido escolhidos. Contudo, se sair vencedor terá de apresentar uma caução definitiva mediante o caderno de encargos que esteja estabelecido.

A execução desta garantia, por parte da entidade adjudicante, ocorre quando o concorrente (o Construtor) não formaliza o contrato por motivos que lhe são imputáveis. Na fase de aquisição, a compra de um ativo imóvel traz consigo a responsabilidade da propriedade inerente à titularidade, posse ou uso do bem. Contudo, a atividade de Promoção Imobiliária é muito mais ampla do que a mera propriedade do bem.

Garantias Definitivas

Derivam, nalguns casos, das garantias provisórias e são aquelas que garantem o cumprimento das obrigações contratuais da execução de uma obra, comummente designadas de cauções de empreitadas e fornecimentos. Estes contratos de empreitada ou de fornecimento regem-se na legislação aplicável (Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro) ou no âmbito de contratos privados.

Destinam-se a empresas nacionais que efetuam operações de Empreitadas ou Fornecimentos e visam garantir o pagamento ao(s) beneficiário(s) da Apólice (Entidades Públicas ou Privadas) a indemnização decorrente dos prejuízos causados pelo incumprimento do Empreiteiro das obrigações às quais esteja obrigado, por via legal ou contratual. Obrigações, essas, que podem ser de boa execução ou de manutenção

Boa Execução (Performance Bond)

Garantem a boa execução do contrato nas condições acordadas na adjudicação. O risco neste tipo de caução ocorre pelo incumprimento do contrato do Empreiteiro, dando origem a sanção ou a rescisão do contrato por causas que lhe sejam imputáveis.

Manutenção (Maintenance Bond)

Garante a proteção ao proprietário de um projeto de construção concluído, por um determinado espaço temporal contratualizado, pelos defeitos, falhas em materiais, mão de obra e design subsequentes à execução incorreta do mesmo.

No fundo garante que o Empreiteiro corrige quaisquer defeitos que surjam ou que esses defeitos sejam compensados.

As menos comuns

  • Garantias de Pagamentos Antecipados por Conta 

Garantem a devolução, de acordo com os prazos estabelecidos, do pagamento recebido antecipadamente à execução, para a aquisição de materiais ou instalações e equipamentos.

  • Garantias de Reforço 

Garantem um reforço da caução inicial, a boa execução do contrato, permitindo o levantamento pelo Tomador do Seguro das verbas retidas como garantia nas faturações parcelares ou finais.

Todas estas modalidades estão direcionadas para o setor específico da Construção, havendo outras, complementares, também usadas em diversas soluções empresariais que podem ser estudadas para atender às necessidades que sejam identificadas.

As 10 razões

Porquê contratar um Seguro de Caução?

O Seguro de Caução oferece diversas vantagens, tanto para o tomador do seguro (quem contrata) quanto para o segurado (quem recebe a garantia). Destaca dez pontos essenciais, conforme indicado abaixo:

  1. Garantia Financeira
    O Construtor detém uma garantia que afiança as obrigações contratuais ou legais a que se comprometeu, mostrando robustez, junto do seu cliente, de que cumprirá com o contratualizado.
  2. Solidez nos Concursos Públicos
    Os Construtores que participam em Concursos Públicos precisam, por norma, de apresentar garantias. O Seguro de Caução pela agilidade e confiança que o mercado reconhece dá maior solidez na submissão concursal.
  3. Proteção contra o incumprimento
    A confiança é um dos ingredientes essenciais ao estabelecimento de um negócio. Para que ele se cumpra todos os riscos devem ser acautelados, inclusive aquele que se designa em seguros por inadimplência, i.e., o incumprimento do contrato. A Caução dá a garantia compensatória em caso de incumprimento o que minimiza os riscos financeiros associados a contratos e acordos.
  4. Rapidez Negocial
    Os negócios hoje têm de ser rápidos e ágeis. O Seguro de Caução pela sua flexibilidade e fluidez na emissão apresenta-se como concorrencial a outras formas de garantia financeira, proporcionando mais eficiência nos processos comerciais.
  5. Preserva o Capital de Circulante
    As garantias a prestar não costumam implicar imobilização de fundos e com isso a empresa dispõe de mais capital circulante podendo libertar recursos financeiros para outras necessidades.
  6. Sem registos na CRC
    O montante garantido não é registado na CRC (Central de Responsabilidades de Crédito Banco de Portugal) o que permite à empresa dispor de maior capacidade negocial e decisória noutros investimentos.
  7. Sem depósitos
    As garantias a prestar não costumam implicar imobilização de fundos e com isso a empresa dispõe de mais capital circulante podendo libertar recursos financeiros para outras necessidades.
  8. Sem passivo
    É uma solução “clean” do ponto de vista contabilístico, já que o montante a prestar na garantia não é refletido no passivo e ademais, representa uma despesa dedutível na conta de exploração.
  9. Credibilidade
    Ter um Seguro de Caução demonstra que a empresa foi avaliada por um departamento de risco creditício de uma seguradora e que obteve indicadores que afiançam a sua credibilidade financeira e de execução, fator fundamental para fortalecer um compromisso negocial.
  10. Rapidez Indemnizatória
    É uma garantia sólida, com cobertura legal, monitorizada pela Autoridade de Supervisão Financeira e comummente aceite pela Administração Pública e em contratos entre privados. Em situações em que há riscos legais associados ao contrato, o Seguro de Caução proporciona uma proteção financeira contra possíveis litígios já que é de execução imediata (first-demand) permitindo deixar para depois a resolução de putativos conflitos.
1
Compromisso Legal
Uma garantia sólida, cobertura legal, monitorizada pela Autoridade de Supervisão Financeira e comummente aceite pela Administração Pública e em contratos entre privados.
2
Custos Competitivos
É um produto concorrencial à Garantia Bancária e define-se pela competitividade nos custos – sem despesas de estudo, manutenção e cancelamento – pelas condições mais adaptáveis e flexíveis e pela rapidez na emissão.
3
Solução “clean”
É uma solução “clean” do ponto de vista contabilístico, já que o montante a prestar na garantia não é refletido no passivo e ademais, representa uma despesa dedutível na conta de exploração
4
Maior autonomia
O montante garantido não é registado na CRC (Central de Responsabilidades de Crédito Banco de Portugal) o que permite à empresa dispor de maior capacidade negocial e decisória noutros investimentos.
5
Flexibilidade Financeira
As garantias a prestar não costumam implicar imobilização de fundos e com isso a empresa dispõe de mais capital circulante podendo libertar recursos financeiros para outras necessidades.

Conclusão

Porquê contratar um seguro com a Verlingue?

A Verlingue apresenta-se como uma entidade sólida e multinacional, posicionada entre as Top 5 corretoras de seguros em Portugal. Conta com uma equipa experiente, com muitos anos de atuação no mercado, mantendo relações consolidadas com todas as seguradoras que comercializam seguros de caução.

Cada contrato é acompanhado por um gestor de conta dedicado, garantindo proximidade e eficiência. Realiza análises detalhadas das operações para concessão de linhas e plafonds, assegurando soluções ajustadas às necessidades de cada Cliente. A emissão de garantias é rápida, livre de burocracias, e com entregas imediatas.

A Verlingue, enquanto especialista em gestão de risco e corretagem de seguros, presta apoio completo na análise e participação de sinistros, incluindo a verificação da documentação, assistência na participação e acompanhamento do processo até à indemnização. Durante todo o período contratual, fornece informação personalizada ao Cliente, promovendo transparência e proximidade.

Na fase de negociação e renovações, consulta o mercado e defende as melhores condições, assegurando melhorias sempre que possível. Orgulha-se da sua equipa e Talento interno, o maior fator diferenciador, composta por profissionais especializados, altamente motivados, com vasta experiência e profundo conhecimento na área de caução.

Na Verlingue, encontra um parceiro de negócio estratégico com expertise em Caução.

Fale connosco e descubra como podemos apoiar a estratégia e resiliência do seu negócio.

Contacte o nosso especialista

Head of Credit Solutions
orlando.coutinho@verlingue.pt
211 149 743