Verlingue reforça apoio aos Clientes na sequência das condições meteorológicas adversas em Portugal

12 fevereiro 2026
Partilhar

Portugal sob alerta meteorológico

Nos últimos dias, Portugal tem enfrentado condições meteorológicas extremamente adversas, com a passagem das depressões Kristin, Leonardo, Marta e outros fenómenos, que provocaram chuvas intensas, ventos fortes e inundações em várias regiões do país, com destaque para as zonas de Leiria, Alcácer do Sal, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Setúbal, Porto e zonas ribeirinhas do Tejo e do Douro. Estes eventos causaram danos significativos em infraestruturas, habitações e empresas, afetando diretamente a segurança e o bem-estar de muitas Pessoas e Empresas.

Consciente da gravidade deste momento e do impacto que tais acontecimentos podem ter na atividade empresarial, a Verlingue tem acompanhado de perto a evolução da situação em todo o território, mantendo-se em contato permanente com os seus Clientes e Parceiros. A empresa reafirma o seu compromisso em prestar um apoio próximo, atento e adaptado às necessidades reais de cada caso, garantindo que os efeitos destas tempestades sejam mitigados da melhor forma possível.

Nos próximos dias, espera-se a continuação de medidas de prevenção e assistência, enquanto as autoridades locais e nacionais trabalham para restaurar a normalidade nas áreas mais afetadas.

Um canal dedicado

Com o objetivo de facilitar o contacto e agilizar a gestão das ocorrências, a Verlingue disponibilizou um canal dedicado para a participação e acompanhamento de sinistros associados a estes eventos: ajuda@verlingue.pt.

Caso a sua empresa ou património tenha sofrido danos, solicitamos o envio da participação com a seguinte informação, sempre que possível:

  • Tomador de Seguro
  • Identificação fiscal (NIF)
  • N.º da apólice, sempre que possível
  • Enquadramento e descrição dos prejuízos verificados
  • Registos fotográficos e/ou vídeo
  • Orçamentos, estimativas e relação dos bens afetados, sempre que aplicável

⚠️ Nota importante: os anexos enviados por email podem exceder facilmente os 10MB, o que poderá impedir a correta receção da mensagem. Sempre que necessário, recomendamos a utilização de links de partilha (ex.: WeTransfer , OneDrive ou similar).

Pode, se preferir, optar por preencher o formulário abaixo com a informação solicitada.

Fale connosco

Faça a sua participação de sinistro

"*" indicates required fields

Nome do Tomador de Seguro*
(se possível)
(Máximo de 5MB)
Max. file size: 5 MB.
(ex.: WeTransfer , OneDrive ou similar)
(sempre que aplicável)
Notas importantes

Recomendações

Para uma gestão mais eficaz do processo, aconselhamos ainda:

  • Garantir, em primeiro lugar, a segurança de pessoas e bens, cumprindo as indicações da Proteção Civil e das autoridades competentes;
  • Documentar todos os danos antes de qualquer intervenção;
  • Implementar medidas preventivas que evitem o agravamento dos prejuízos, conservando os comprovativos das despesas realizadas.
  • Evitar o descarte ou substituição de bens danificados sem validação prévia, sempre que possível, de forma a salvaguardar a correta avaliação pericial.

Sabemos como Proteger o seu Futuro, conte connosco

A partir de 11/02/2026

Presença em Leiria

Unimo-nos à Câmara Municipal de Leiria para apoiar famílias e empresas afetadas por estes eventos catastróficos. A Key Account Manager, Liliana Oliveira, estará presente de segunda a sexta, no Mercado Sant’Ana-Leiria |  Gabinete Reerguer Leiria, para esclarecer dúvidas.

A senha a selecionar deverá ser “Seguros”.

05/02/2026

Entrevista Executive Digest X Verlingue

Em entrevista à Executive Digest, Luís Costa, Head of Technical Lines & Complex Claims da Verlingue Portugal, afirma que a maioria das empresas em Portugal não tem seguros suficientes para cobrir danos provocados por tempestades e fenómenos extremos, deixando-as vulneráveis a eventos climáticos severos.

06/02/2026

Entrevista CNN X Verlingue

Será que compensa segurar os bens das famílias e das empresas?”, Luis Costa, Head of Technical Lines & Complex Claims da Verlingue Portugal, foi à CNN Portugal falar com a jornalista Alda Martins sobre este tema à luz das catástrofes naturais e inundações.